Na década de 1970, Sinop havia sido projetada em formato de trapézio, em paralelo à BR-163, com sua área central retilínea e formada por 42 quadras para acomodar 20 mil habitantes. Cinquenta anos depois, sua população é 10 vezes maior.
Um dos tantos desafios do Poder Público e da iniciativa privada é manter um crescimento urbano ordenado, especialmente no que tange ao fluxo de veículos e pessoas, de uma ponta a outra da cidade.
A Avenida Governador Júlio Campos, por exemplo, foi a primeira via a passar por prolongamento no sentido leste-oeste, se tornando um corredor logístico através das avenidas Dom Henrique Froehlich (da Ingás à André Maggi) e Bruno Martini (até o Aquarela Brasil).
Mais recentemente, foi a vez da Avenida dos Tarumãs, que parte da BR-163 e seguia duplicada até a Avenida André Maggi. Entretanto, no final do ano passado, ganhou uma nova ‘mão’ até o cruzamento com a Rua das Siriemas, onde está localizado o Colégio Marista. A partir daquele trecho, a avenida “se encontrou” com trecho duplicado que atravessa o bairro Recanto Suíço e o Aquarela Brasil, onde termina – por enquanto.
Agora, um novo corredor logístico está ganhando corpo: a Avenida dos Flamboyants.
Atualmente, ela inicia na BR-163 e (assim como a Tarumãs até ano passado) segue duplicada e asfaltada até a Avenida André Maggi. A partir dali, se torna mão única por mais um trecho de 200 metros na faixa norte do bairro Belo Horizonte. Ali, ainda é chamada de Estrada Mara.
TRECHOS EM PROLONGAMENTO
A equipe da FATOR MT acompanhou in loco que duas frentes diferentes de trabalho dão uma nova cara à avenida. Entretanto, outras frentes seguirão até próximo ao Aeroporto Municipal.
Partindo da André Maggi, sentido Aeroporto, máquinas estão trabalhando para que a Flamboyants alcance a Avenida Oscar Niemeyer (com 3 km de extensão), que promete ser uma nova rota no sentindo norte-sul de Sinop. As obras de pavimentação iniciaram ainda em 2023.
De acordo com Júnior Magno, gestor da Bravante Urbanizadora, por enquanto, apenas uma via está sendo pavimentada, até alcançar a Oscar Niemeyer. “Esta avenida também terá uma via, por enquanto, indo da Av. Flamboyants até a ponte, que faz divisa com o Jardim Bougainville. A gente vê um papel muito importante dessas duas avenidas, não apenas para o futuro, mas para o presente”.
A etapa seguinte atravessa o Jardim de Monet. O loteamento foi dividido em 10 etapas, e até o momento 4 delas foram liberadas para construção – incluindo trecho que passa pela Avenida dos Tarumãs, próximo ao Colégio Marista.
Por conta disso, a área onde a Flamboyants vai passar ainda precisa de liberação. É o que explica o arquiteto e urbanista César Gonçalves, responsável pelo projeto do Monet e atualmente presidente da Arqnorte (Associação dos Arquitetos do Norte de Mato Grosso).
“É do nosso interesse contribuir com a abertura desta via, porém, não será de forma imediata. Precisamos superar os trâmites, liberar outras etapas até alcançar o trecho por onde passará a avenida”, afirma.
A Flamboyants segue na direção do bairro Recanto Suíço, cuja estrutura de duplicação, asfalto e meio-fio já está feita para receber o prolongamento da avenida, culminando numa rotatória com a Avenida Valter Pereira Leite (que mais acima alcança as avenidas Tarumãs e Bruno Martini).
Na sequência, em trecho já transitável (apesar de ainda sem pavimentação), a Avenida dos Flamboyans chega a dois empreendimentos da JMD Urbanismo: Aquarela Brasil e Aquarela da Mata Condomínio Fechado.
Até ali, ainda é possível transitar pela Flamboyants. Dali em diante, por enquanto, o que se vê é uma área de plantio, que deve ser colhida até fevereiro/março de 2025 e, em seguida, dar espaço para o Residencial Villagio. Dessa forma, já será possível trabalhar em mais uma etapa do prolongamento da via.
De acordo com o diretor-presidente da empresa, Carlos Birches Sebrian, a implantação do loteamento vai contribuir para a expansão urbana e viária daquela região, representando inclusive um ‘desafogo’ no trânsito de Sinop no sentido leste-oeste.
“A Flamboyants é mais uma artéria, juntamente com Tarumãs e Bruno Martini. Nós entendemos que ela tem importância vital para o futuro da cidade. É uma região nobre, de condomínios fechados e bairros planejados, que deve abrigar acima de 12 mil pessoas, distribuídas nos mais de 3 mil lotes projetados”, confirma Carlos.
Segundo ele, esse ‘lado’ da cidade também deve encarar o fenômeno da verticalização, com pelo menos duas dezenas de prédios, de até 10 andares, sendo construídos em médio e longo prazo. E o limitante no número de pavimentos se dá justamente por conta da proximidade com o aeroporto.
“A cidade vai se expandindo e as pessoas querem e podem morar bem. Essa região (mais a oeste da cidade) promete atender ao público que deseja residir e também investir”, completa.
A continuação da Flamboyants avança no Residencial San Martini, cuja estrutura da via também está pronta. Em seguida, a avenida corta um novo empreendimento da JMD, que terá o nome de Hamoa.
A implantação deste novo bairro ainda está em estudos, mas já há grandes empresas preparadas para se instalar ali. Uma delas é o Hospital Santa Matilde, do médico oftalmologista Dr. Jony Rattmann. O Santo Matilde estará no futuro prolongamento das avenidas Tarumãs com Getúlio Meyer da Fonseca. “Nosso planejamento é que em 5 anos já estejamos atendendo”, destacou Dr. Jony.
Apesar de as obras estarem mais avançadas em alguns pontos em relação a outros, o crescimento organizado de Sinop passa pela expansão de vias importantes. O prolongamento da Tarumãs e da Flamboyants, somada à pavimentação e duplicação completa da Oscar Niemeyer, fará com que essas novas vias sejam verdadeiros corredores. E tudo isso num prazo máximo de até 4 anos.
“Nós temos total interesse de que essas vias (Tarumãs e Flamboyants) cheguem no Aeroporto. Elas serão vias de acesso para melhorar o fluxo das populações que, muito em breve, estarão residentes nessa região”, destaca o secretário de Planejamento Urbano e Habitação de Sinop, Luiz Henrique Magnani.
Além dessas avenidas citadas, está em estudo uma nova via, pensada em otimizar a ligação entre a MT-222 e a BR-163. Ela partiria de uma via próxima ao Aeroporto, terminando na Estrada Ângela, onde está localizada a Penintenciária Ferrugem, que desemboca na rodovia federal.
As obras em Sinop, dos setores público e privado, são aceleradas. Apesar de parecer distante, pensar em rotas de escoamento como alternativas não é utopia. Logo, você poderá, por exemplo, partir do aeroporto e chegar ao Estádio Gigante do Norte utilizando uma única via.
FONTE: FATOR MT